3 dicas para evoluir a gestão de pequenas empresas

Todo empreendedor tem um objetivo em comum: fazer sua empresa crescer. Os donos de pequenas empresas não fogem dessa regra e têm como desejo aumentar a competitividade e rentabilidade de sua pequena empresa, o que é um desafio considerando o quanto nosso mercado é competitivo. É por isso que saber como evoluir a gestão de pequenas empresas para torná-las destaque no mercado é fundamental.

Como evoluir a gestão de pequenas empresas?

A resposta é certeira: a evolução da gestão de pequenas empresas se relaciona a investir na profissionalização da administração do negócio. Essa profissionalização se fundamenta em um tripé composto por processos, pessoas e tecnologia.

Para te guiar no processo de profissionalização da sua gestão, separamos neste artigo 3 dicas. Confira abaixo:

1. Seu empreendimento não é pequeno demais para ter uma boa gestão

Muitos empreendedores se escondem atrás da justificativa de que possuem negócios “pequenos demais para isso” quando se trata de aprimorar a administração do empreendimento. No entanto, os pontos chave da evolução de gestão são comuns a todas as empresas, o que muda, na verdade, é a sua complexidade.

Outra desculpa comum de pequenos empreendedores é que não possuem orçamento disponível para investir em sua gestão. Mas existem várias iniciativas que podem ser tomadas e ferramentas que podem ser utilizadas com um valor bastante viável para qualquer negócio.

O que deve ser avaliado nesse momento é a relação entre custo/benefício e o impacto que essas soluções irão trazer para o crescimento do seu negócio. Por isso, busque conhecer o que o mercado tem a oferecer como solução para pequenas empresas.

2. Conheça bem o seu negócio

Parece até redundante orientar que um empreendedor conheça bem o seu negócio. Mas, ainda assim, é preciso.

O primeiro ponto para uma boa gestão de pequenas empresas é conhecer os processos e regras do negócio e, principalmente, tê-los mapeados e documentados para garantir a melhor fluidez da sua empresa.

O que tem sido muito buscado atualmente é o diagnóstico de mensuração da maturidade da gestão da empresa. Um tipo de mapeamento que aponta os pontos fortes e fracos do empreendimento, encontrando gargalos e possibilitando a elaboração de planos de ação assertivos para corrigi-los.

Nesse ponto, vale lembrar a importância de conhecer conceitos da administração para evoluir a gestão. Você precisa saber como funcionam os processos da empresa como o fluxo de caixa, capital de giro etc.

Conhecer bem o seu negócio, envolve conhecer bem a sua equipe. A sua equipe está atuando bem e nas áreas certas? Você conhece a performance individual de cada membro da equipe? Você deve sempre ter respostas para esses questionamentos.

A produtividade dos colaboradores impacta bastante o seu negócio e, por isso, conhecer melhor as características pessoais e profissionais de cada pessoa do seu time pode ser muito significativo. Conhecendo bem cada um, você pode colocá-los nas áreas que mais se relacionam às suas habilidades, aumentando assim o desempenho de suas equipes.

3. Invista em inovação

Usar a tecnologia a favor do desenvolvimento da sua gestão é importantíssimo. Entender o quanto a tecnologia pode otimizar os processos operacionais da sua empresa é um grande diferencial para o seu empreendimento.

Atualmente, os sistemas integrados de gestão (ou ERPs), são grandes aliados das pequenas empresas para a evolução da gestão e do negócio. Eles atuam nos processos operacionais e vão além da automação, integrando as informações de todas as áreas do seu negócio.

A integração de informações fornecida pelos ERPs contribui para a organização dos processos e para a tomada de decisões mais assertivas, fundadas em dados concretos. Tudo isso contribui para que você consiga traçar as melhores estratégias possíveis para o crescimento da sua empresa.

Conclusão

Seguindo essas 3 dicas, você consegue evoluir sua gestão e possibilitar que sua empresa cresça. No entanto, promover a evolução da gestão de pequenas empresas é mais complexo do que isso.

Para assegurar uma maior longevidade às ações de evolução da gestão, é preciso que você leve o seu negócio muito a sério. Aproprie-se de conceitos e ferramentas de gestão que efetivamente tragam mais produtividade através da otimização de processos internos, promovendo inovação e garantindo melhores resultados.

Mantenha sempre as decisões em sua mão, mas saiba que contar com parceiros que consigam apoiá-lo na evolução da sua empresa é fundamental para seu crescimento.

Ferramentas de TI e sistemas em geral, por si só, não resolvem todos os problemas. Eles devem ser necessariamente acompanhados de uma mudança cultural e adoção das melhores práticas do mercado, bem como da busca pelo conhecimento básico dos conceitos que são inerentes ao negócio de cada empresa.

Quer continuar aprendendo sobre gestão de pequenas empresas? Acesse nossos conteúdos especiais.

Gire seu smartphone para visualizar o site