Marketing digital como estratégia para aumentar as vendas das PMEs

 

Fonte: Shutterstock

A internet tem mudado radicalmente a forma como as empresas podem encontrar e se relacionar com os seus clientes. O marketing digital tem algumas características que, como veremos, auxiliam enormemente nesta tarefa.

 

Para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs), os benefícios do marketing digital são ainda mais evidentes, já que em geral elas dispõem de poucos recursos para promover os seus produtos e serviços. Vejamos quais são, de modo geral, esses benefícios.

Em primeiro lugar, é possível medir em detalhes os resultados de cada campanha e saber o que funciona e o que não funciona, e a partir daí continuar investindo nas coisas que dão melhor retorno. É possível também promover ações com um foco muito maior, e assim se comunicar e interagir apenas com o público que tem interesse no que a empresa tem a oferecer.

Esse tipo de estratégia permite também atrair clientes potenciais de forma gratuita e crescente para o site das empresas, seja por meio de busca orgânica no Google ou de forma viral via e-mail e redes sociais. Permite ainda a construção de uma audiência, através da produção de conteúdo relevante, possibilitando a construção de uma base (por exemplo, e-mails cadastrados, assinantes de blog, seguidores no Twitter, entre outros.) que ao longo do tempo se torna um ativo de marketing fundamental para a empresa.

Além de tudo, tem um ótimo custo-benefício. A combinação de todas essas características faz com que se atinjam bons resultados, mesmo a partir de baixos investimentos. Isso significa que uma pequena empresa, que tenha uma estratégia de marketing digital criativa, única, inovadora e eficaz, pode aparecer tanto quanto uma multinacional.

Um ponto essencial é a geração de conteúdo. Mas não basta ser um conteúdo qualquer ou algo replicado de outro site. Para que você atinja o seu público e crie interesse é essencial que você produza conteúdos exclusivos e voltados para seu público-alvo. Por isso, uma dica comum é estudar e pesquisar muito sobre o seu negócio ou o seu produto até que você seja um especialista no assunto. E depois, ofereça esse conhecimento para seu cliente.

A internet é o meio em que boas ideias (simples e objetivas) e uma boa execução têm muito mais valor do que o dinheiro.

Conteúdo de autoria e responsabilidade da Jiva Gestão Empresarial.

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