3 dicas para a gestão fiscal e contábil na sua empresa

Fonte: Blog Maha Gestão

Um dos processos que gera mais dúvidas entre os donos de micro e pequenas empresas é o Fiscal e Contábil. Muitas vezes, as tarefas desse processo são de responsabilidade do contador, mas vale a pena o empresário conhecer um pouco sobre o assunto.

Confira três dicas para você se preparar e não correr riscos na sua empresa:

 

Conferência dos impostos descritos nas notas fiscais emitidas por fornecedores no recebimento de produtos ou serviços

Ao receber um produto ou contratar um serviço na sua empresa, confira todos os impostos descritos na nota fiscal emitida pelo seu fornecedor. Garanta que todos os cálculos e que a classificação tributária dos produtos ou serviços que constam no documento de entrada (NF) estejam corretos.

No Brasil, a complexidade da legislação fiscal e tributária podem provocar falhas nesse procedimento, trazendo prejuízos para sua empresa.

Cálculo dos tributos que incidem sobre os produtos e serviços vendidos

Faça o cálculo exato das alíquotas e impostos que incidem sobre os produtos vendidos ou serviços prestados por sua empresa. São muitas as regras tributárias no Brasil e elas são atualizadas frequentemente. Nesse caso, fique atento às alíquotas e tributos cabíveis em todas as operações de saída, sejam elas por Nota Fiscal (NF), Nota Fiscal Eletrônica (Nfe), Cupom Fiscal ou similar.

Conferência das guias de recolhimento dos tributos feitas pelo contador (PIS/Cofins/ICMS/ISS/IR/CSSL)

Confira os cálculos feitos pelo seu contador nas guias específicas de recolhimento dos impostos para garantir que estejam de acordo com as normas e com a realidade do seu negócio.

Fonte: Blog Maha Gestão

A Jiva é especialista em soluções de gestão empresarial para pequenas empresas. Nossas soluções atuam desde a realização de um diagnóstico sem custo para mensurar o nível de maturidade da gestão das empresas, o compartilhamento das melhores práticas em processos, a implantação do sistema integrado de gestão empresarial – ERP, até o acompanhamento evolutivo dessa gestão, garantindo que os benefícios sejam usufruídos e se consolidem na cultura dos clientes.

Gire seu smartphone para visualizar o site