Tendências de marketing para as empresas que precisam crescer mais investindo menos

 

Fonte: Shutterstock

Sabemos o quanto o marketing é dinâmico, sempre antecipando às tendências e direcionando os negócios das empresas diante dos diferentes cenários mercadológicos. Estamos vivendo um momento que explica isso na prática: com a consolidação da internet como importante plataforma de negócios e bem mais acessível, o marketing segue seu DNA e vai adaptando-se às novas possibilidades e oportunidades criadas a partir do fortalecimento das mídias digitais.

 

Um exemplo disso é o chamado Inbound Marketing, que é uma nova forma de pensar as ações e campanhas de marketing, agora com foco na criação de conteúdos relevantes e de qualidade e no compartilhamento desses conteúdos para um público específico, por meio de blogs, redes sociais, e-books, vídeos, infográficos, entre outros.

Na prática, essa é uma nova forma de ganhar o interesse das pessoas. Com conteúdos interessantes, sua empresa será encontrada na Web por aqueles que buscam o que você oferece. É bem diferente do que estamos acostumados: saímos de um marketing de massa, caro e sem efetividade, para uma comunicação de conteúdo direcionada para o consumidor que precisa se interessar e ser convencido, para só então comprar.

Parece mais complicado que o marketing tradicional, mas os resultados são mais efetivos e o retorno, muito maior. Além disso, o uso de canais online transforma essa estratégia de Inbound Marketing numa oportunidade incrível para que as pequenas empresas, que precisam crescer mais pagando menos, também consigam promover a sua marca e gerar leads para seu negócio. E o momento é delas.

Nós, profissionais de marketing, temos escutado bastante que os investimentos das empresas em marketing estão caindo. Mas não é bem assim. Uma pesquisa recente do e-Marketer mostra, na verdade, que os investimentos em publicidade tradicional estão caindo, o que é diferente. Para se ter uma ideia, nos próximos anos o investimento total em mídias pagas deverá crescer de 8% a 12%. No mesmo período, o investimento em estratégias online crescerá entre 12% e 28%.

O que está acontecendo de fato é que, nestes tempos de crise, as empresas estão pensando ‘fora da caixa’ e refletindo sobre quais as melhores opções a se fazer com menos recursos. As empresas estão encontrando meios mais eficientes de divulgar os seus produtos e serviços para conquistar uma fatia maior do mercado e fidelizar os seus clientes atuais.

Mas como seguir as novas tendências e trabalhar a estratégia de Inbound Marketing? Aqui vão algumas dicas:

– Personalização: antes de mais nada é preciso conhecer o perfil do seu público-alvo. Conhecendo as pessoas que se deseja atingir, você saberá o que, como, quando e onde falar com elas de forma mais assertiva.

– Conteúdo: o ponto aqui é desenvolver informações relevantes e objetivas, com uma linguagem adequada, sobre as necessidades do seu mercado de atuação, sobre seus produtos e/ou serviços e sobre os benefícios e valor agregado que a sua empresa oferece. É este conteúdo que vai atrair leads para seu negócio.

– Cadastro: com tráfego em alta, é hora de analisar os perfis dos interessados e selecionar quem pode fechar negócios com sua empresa. Para isso o seu site, blog ou perfis das redes sociais devem dar ao contato a chance de se cadastrar e fornecer mais informações sobre as suas necessidades.

– Relacionamento: toda interação efetiva entre pessoas precisa seguir algumas regras básicas de um bom relacionamento. Ou seja, mantenha contato com o seu lead alimentando-o com as informações que ele precisa. Ao ser encontrado pelo lead, sua equipe deve estar pronta para superar suas expectativas e convertê-lo em cliente.

– Relatórios: aí é hora de analisar os resultados e avaliar o que pode ser melhorado, o que traz mais resultados e o que não é efetivo.

Perceba que o grande investimento, neste caso, é no tempo para se desenvolver estratégias eficazes e conteúdos criativos que trarão resultados positivos ao seu negócio. Empresas bem-sucedidas estão reavaliando suas operações pra se tornarem mais eficientes que nunca. E você, de que lado vai ficar?

Moira Taddei é Coordenadora Nacional de Marketing na Jiva Gestão Empresarial, especializada em soluções de gestão empresarial para pequenas empresas e que atua no modelo de franquias.

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