Ampliando os indicadores de vendas com apoio de soluções tecnológicas

 

Fonte: Shutterstock

Cada dia mais é percebido, principalmente pelas pequenas e médias companhias, o quanto a tecnologia pode ser uma grande aliada no aumento das vendas e melhoria da rentabilidade dos negócios.

 

Um sistema integrado de gestão empresarial (ERP) com um bom módulo comercial, garante ao gestor, ou ao responsável pela área de vendas, acesso simples e fácil a todas as informações necessárias para a realização das transações com o cliente. Isso significa saber, na hora, quais produtos o cliente mais compra, como costuma pagar e com que frequência o faz. Isso torna o processo de venda totalemente consultivo. O vendedor deixa de oferecer produtos e passa a ajudar o cliente em suas reais necessidades, o que garante a fidelização do cliente e consequentemente reflete no aumento das vendas. Sabemos bem que um cliente satisfeito sempre volta, e melhor ainda, indica novos clientes.

O sistema ERP também permite gerenciar produtos e serviços, oferecendo recursos flexíveis para a checagem da venda. Mais que isso, dá ao vendedor a possibilidade de consultar preços com foto, características técnicas do produto, produtos alternativos, produtos sugeridos na venda e várias outras informações que podem complementar o que o cliente procura. Dessa forma, até mesmo um vendedor recém-chegado à empresa conseguirá fazer um excelente atendimento, e consequentemente ótimas vendas, pois terá em suas mãos uma ferramenta que irá propiciar informações certas no momento da venda.

Do lado do gerenciamento do processo de vendas, é possível fazer faturamentos parciais, agrupar vários pedidos para faturamento ou, ainda, pré-configurar diferentes tipos de negociação, otimizando os lançamentos financeiros da venda, tornando-a mais àgil. Pense na possibilidade de, por meio dos pedidos de venda, fazer o provisionamento de receitas, calcular impostos de acordo com a legislação brasileira, saber a rentabilidade de uma nota, dos itens que compõe esta nota, e de pose destas informações, ter condições de trabalhar os pedidos de forma que a rentabilidade atenda às expectativas da empresa. Então chegamos em um ponto que talvez seja o maior desafio das pequenas empresas: manter a rentabilidade sem perder a competitividade. Acredite, um bom ERP pode te ajudar e muito a sair na frente, te dando de forma rápida e segura todas estas informações.

Com um controle mais efetivo, é possível oferecer descontos promocionais, atualizar automaticamente as datas de vigor para os preços de venda ou ainda criar fórmulas para a geração automática do preço de venda dos produtos, no momento da compra. Isso representa maior flexibilidade na hora de negociar com o cliente e a possibilidade de tomar decisões no momento da negociação. O gerenciamento da equipe de vendas também ganha benefícios, como a definição de comissões por fórmulas, que permite trabalhar o comissionamento de diversas maneiras: pagamento de comissão sobre o lucro obtido na venda, pagamento de comissão vinculada à meta, entre outras possibilidades. Além de permitir a gestão de vendas externas.

O gerenciamento contábil também é simplificado, com a emissão automática de Cupom Fiscal (ECF) e Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) e Nota Fiscal Eletrônica (NFe).

Por meio de um sistema ERP com módulo comercial é possível também estabelecer e acompanhar metas para seus vendedores, o que possibilitará mensurar a evolução de cada vendedor e traçar estratégias para aumentar cada vez mais as vendas. Ter estas metas claras permitirá que seus vendedores saibam o tamanho do esforço necessário para alcançar o que foi estabelecido, como uma bússola que vai direcioná-los rumo ao ponto de chegada.

O resultado do uso eficiente destas funcionalidades é o aumento de vendas, seja pela agilidade no atendimento ao cliente, na flexibilidade de negociação de preços ou mesmo pelo ganho de tempo e redução de erros em processos internos. Com tantos indicadores em mãos, estamos certos que as vendas tendem a ser cada vez maiores, e melhores! Vale muito a pena avaliar!

Lene Dourado é coordenadora nacional de vendas da Jiva Gestão Empresarial, especializada em soluções de gestão empresarial para pequenas empresas, e que atua no modelo de franquias.

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