Setor atacadista cresceu 3,5% no primeiro semestre

Fonte: Google Images

O segmento atacadista distribuidor cresceu 3,4% no primeiro semestre de 2013 na comparação com igual período de 2012. É o que mostra levantamento produzido pela Fundação Instituto de Administração (FIA) com empresas que representam 21% do faturamento do setor e que foi distribuído pela assessoria de imprensa da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad) no dia 05 agosto.

De acordo com o comunicado, a Abad mantém a perspectiva, divulgada em abril, de crescer 3,5% neste ano. “A expectativa do atacadista distribuidor está em linha com o desempenho de vários setores ligados ao varejo alimentar. A economia vive um período de volatilidade, mas está se recuperando. Nossa previsão, de acordo com o histórico do setor, é de crescimento mais acentuado no segundo semestre”, afirmou, por meio de nota, o presidente da Abad, José do Egito Frota Lopes Filho.

O presidente da entidade afirmou que o setor já sentiu os efeitos da desoneração dos produtos essenciais divulgada pelo governo em abril, com sanção definitiva em julho. “Fomos um dos setores que mais lutaram pela desoneração da cesta básica, desde o ano passado. Preços reduzidos significam maior giro de estoque para as empresas e maior benefício para o consumidor final”, disse José do Egito. “Ao repassar a redução de preços para o varejo, prevemos que o aumento no volume de vendas compense a queda em valor, o que nos deixa otimistas em relação ao segundo semestre”, completou.

Desse modo, o presidente da entidade afirma que os agentes de distribuição estão otimistas com relação ao segundo semestre, que, segundo a nota, é impulsionada também pelas datas comemorativas. “O otimismo também encontra respaldo na capacidade desse mercado, que mesmo em momentos de instabilidade econômica tende a se recuperar mais rapidamente, já que abrange os itens básicos de consumo das famílias”.

Fonte: Portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios

A Jiva é especialista em soluções de gestão empresarial para pequenas empresas. Nossas soluções atuam desde a realização de um diagnóstico sem custo para mensurar o nível de maturidade da gestão das empresas, o compartilhamento das melhores práticas em processos, a implantação do sistema integrado de gestão empresarial – ERP, até o acompanhamento evolutivo dessa gestão, garantindo que os benefícios sejam usufruídos e se consolidem na cultura dos clientes.

Gire seu smartphone para visualizar o site