Soluções tecnológicas simples podem ajudar sua empresa

Fonte: Portal Extreme Makeover PEGN

As soluções tecnológicas deixaram de ser um conjunto de equipamentos e códigos exclusivos – e interessantes – apenas para especialistas da área. Hoje, com uma convergência cada vez maior entre as soluções de tecnologia e de comunicação, estas ferramentas se popularizaram e tornam-se cada dia mais acessíveis, tanto na vida pessoal, quanto nos negócios.

Muitas empresas, no entanto, ainda não se deram conta disso. “O problema atualmente é muito mais a de falta de conhecimento do que a dificuldade de acesso às soluções de TI”, diz Fabiano Takahashi, diretor da unidade de computadores corporativos da HP e um dos consultores do projeto Extreme Makeover. “É muito comum ver empresas que não trabalham diretamente na área de TI deixando de usar soluções que são simples”, afirma. São pequenas soluções, muitas inclusive gratuitas, que resolvem problemas de segurança, armazenamento de informações e até de elaboração de sites. A seguir, Takahashi dá dicas de ferramentas que podem ajudar a sua empresa:
Segurança

Não, o seu computador muito dificilmente será invadido por hackers, como aconteceu recentemente com instituições como Sony, Wikileaks, Blackberry e até mesmo com os emails da presidente Dilma Roussef. “Para eles interessam as companhias maiores”, pondera Takahashi. Mas não custa fazer um backup das informações guardadas no computador da empresa – uma pane ou mesmo um roubo podem fazer com que elas desapareçam. “É a típica coisa que as pessoas vão deixando para depois e nunca fazem”, afirma o consultor. Uma boa forma de fazer backup é por meio de pen-drives, HD externos ou os serviços online de armazenamento de arquivos, como o SkyDrive, da Microsoft.

Voz sobre IP

“É uma ferramenta que as pessoas já usam para falar com amigos e familiares, mas não pensam que podem levar para a empresa também.”, diz Takahashi. Os programas de voz sobre IP permitem a conversação via internet e também a realização de videoconferências, um mecanismo já bastante usado por grandes empresas para substituir reuniões presenciais e economizar tempo e dinheiro. Além de ser uma forma alternativa, barata e até ambientalmente correta de fazer reuniões (já que economiza o combustível que seria utilizado em deslocamento), a videoconferência serve também, por outro lado, como uma forma mais humanizada de falar ao telefone – “com o vídeo é possível ver as expressões das outras pessoas e entender melhor o que estão pensando”, lembra Takahashi. “E quem faz negócios sabe que isso é algo extremamente importante.”

E-print

É um sistema recente que permite enviar solicitações de impressão via email – e até via celular. O grande trunfo é facilitar um entrave com que muitos escritórios e empresas convivem sem saber: a centralização da impressora em um único computador. É o que acontecia na agência de intercâmbio Invista em Você, participante de uma edição do Extreme Makeover. A empresa depende muito da impressão de documentos, solicitações e emails – e, toda vez, era necessário fazer login e reabrir o arquivo no computador em que a impressora estava instalada. Com o novo sistema, é possível fazer isso de qualquer lugar. “É o tipo de ferramenta que, depois que você passa a usar, percebe quanto tempo perdia”, diz Takahashi.

Fonte: Portal Extreme Makeover PEGN

A Jiva é especialista em soluções de gestão empresarial para pequenas empresas. Nossas soluções atuam desde a realização de um diagnóstico sem custo para mensurar o nível de maturidade da gestão das empresas, o compartilhamento das melhores práticas em processos, a implantação do sistema integrado de gestão empresarial – ERP, até o acompanhamento evolutivo dessa gestão, garantindo que os benefícios sejam usufruídos e se consolidem na cultura dos clientes.

Quer saber mais sobre a Jiva? Conheça nosso jeito de trabalhar.

Gire seu smartphone para visualizar o site