10 motivos para utilizar o ERP no processo de compras

Fonte: Shutterstock

Considerar a tecnologia para melhorar a fluidez do processo de compras é fundamental em qualquer negócio. Porém, o mais importante de tudo é saber o que fazer com esta tecnologia e como utilizá-la da melhor forma. Neste contexto, uma ferramenta que vale a pena contratar é um Sistema de Gestão Empresarial (ERP).

Leia a seguir dez motivos para utilizar o ERP como aliado na modernização do processo de compras.

01 – O ERP integra e coordena os principais processos da empresa, organizando e disseminando informações de forma unificada entre as diferentes áreas do negócio, sendo essencial no planejamento de ações futuras e melhores tomadas de decisão.

02 – As soluções de gestão, aliadas às boas práticas do mercado, permitem melhoria e desenvolvimento contínuos em todos os processos da empresa, requisitos cada vez mais exigidos em razão do padrão de excelência obrigatório para gestão dos negócios das empresas modernas.

03 – Um sistema integrado possibilita uma moderna e eficaz gestão de compras, garantindo agilidade necessária às atividades básicas deste processo, como análise da necessidade de compras, realização da compra e análise de desempenho de cada compra realizada.

04 – Essas plataformas tecnológicas possibilitam otimizar os processos de compras das empresas e, através dessa nova estrutura, propiciam vários benefícios que são convertidos na redução dos custos, com reflexos significativos na lucratividade do negócio.

05 – Um grande benefício que uma ferramenta como esta pode trazer para o negócio em geral, e também para o processo de compras, é a parametrização de maneira flexível, conforme as necessidades e regras de negócio da empresa.

06 – E os benefícios não param: é possível que as decisões de compras se tornem mais assertivas, submetendo-as à cotação de preços integrada via Web com os fornecedores.

07 – Os sistemas de gestão proveem ainda a garantia de que as compras fiquem dentro dos orçamentos previstos por áreas, projetos, filiais.

08 – O uso do ERP também permite cotações de preços por produtos e/ou fornecedores através de solicitações de compras do estoque, bem como o controle do andamento das cotações, tendo a possibilidade de gerar ordens de compras automaticamente.

09 – Outra vantagem que esses sistemas propiciam às empresas é possibilitar que as compras deixem de ser locais e passem a ser globais. Ou seja, a empresa poderá adquirir os seus produtos com a mesma agilidade, em qualquer mercado, bastando que apresente melhores vantagens.

10 – Por último, uma dica que sempre fazemos questão de lembrar é que ferramentas de TI e sistemas de gestão em geral, por si só, não resolvem todos os problemas das empresas. Eles devem, necessariamente, ser acompanhados de uma mudança cultural e da adoção das melhores práticas do mercado, bem como da busca pelo conhecimento básico dos conceitos que são inerentes ao negócio de cada empresa.

Conteúdo de autoria e responsabilidade da Jiva Gestão Empresarial.

Gire seu smartphone para visualizar o site