5 dicas de como o ERP pode ser um aliado importante na tomada de decisões em uma empresa

 

Fonte: Shutterstock

Uma das tendências mais marcantes na área de tecnologia nos últimos anos é representada pelo ERP. Os sistemas de gestão têm como principal característica o fato de serem compostos por um conjunto de subsistemas integrados, capazes de suprir as necessidades de informação e automatizar os diversos processos empresariais. Desde a entrada de um pedido do cliente, até sua expedição, incluindo o planejamento dos recursos financeiros, materiais e humanos para sua produção.

A seguir vamos listar cinco dicas de como um ERP pode ser usado como um grande aliado para a tomada de decisões mais acertadas e ágeis dentro de uma empresa.

 

1- É um importante aliado no desenvolvimento organizacional, ao integrar sistemas, controles e processos.

2- É capaz de prever sazonalidades na compra dos produtos que afetam não apenas os preços, mas toda a sua cadeia de produção, muito antes do início do evento.

3- Pode prover informações além da gestão da empresa e impactar diretamente vendedores, principalmente aqueles que não estão presentes no negócio. Em setores onde é necessário que o time de vendas trabalhe à distância é fundamental que eles tenham acesso a um grande número de dados e funcionalidades do produto para garantir que não restem dúvidas para o cliente.

4- Pode unificar todas as informações em apenas um lugar e apresentá-las de forma concisa, com gráficos, tabelas, relatórios, etc. e desse modo facilitar a análise do desempenho do negócio.

5-  Pode entrar como subsídio para as condições de tomada de decisão, ao fornecer informações acerca das pessoas, processos e suprimentos envolvidos, quando estamos diante de um problema que apresenta mais de uma alternativa para solução.

Conteúdo de autoria e responsabilidade da Jiva Gestão Empresarial.

Gire seu smartphone para visualizar o site