Implantação de ERP: como fazer isso sem sofrer?

Uma das perguntas que os consultores de venda de ERPs mais escutam de pequenos empresários é: “é possível implantar um ERP sem sofrer?“. E a resposta para isso é que sim, é perfeitamente possível implantar um sistema integrado de gestão sem passar por um processo penoso, caro e complicado. Como fazer isso? Escolhendo uma solução que seja realmente aderente às suas necessidades.

Muitos pequenos empreendedores sabem que precisam de um ERP – a automação de gestão é uma tendência entre as PMEs pelos diversos benefícios que trazem ao negócio -, no entanto, na hora de escolher o sistema para a empresa, eles não observam detalhes importantes acerca dos ERPs que estão adquirindo e acabam, muitas das vezes, escolhendo sistemas que não conseguem atender às necessidades específicas das pequenas empresas.

Para não sofrer, o segredo é fazer as seguintes perguntas antes de adquirir o ERP:

1. Qual a minha real necessidade?

Antes de escolher o sistema de gestão que vai utilizar, você deve definir quais são as reais necessidades do seu negócio, através do levantamento de seus resultados. Essa análise permite que você encontre quais são suas maiores dificuldades e processos com pior desempenho.

Munido dessas informações, você saberá onde deve concentrar os esforços e o fornecedor do ERP poderá oferecer uma proposta mais aderente de implantação do sistema, o que significa melhores resultados para sua empresa.

2. Terei acompanhamento próximo no caso de problemas e atualizações do ERP?

A automação não termina quando o sistema é implantado. Não se engane: ERPs são sistemas complexos e muitas dúvidas podem surgir durante sua implantação. Por isso, é importante garantir que seu time terá treinamentos para aprender a utilizar a ferramenta e consultorias para a resolução de possíveis dúvidas ou problemas. De nada adianta investir muito na implantação de um sistema integrado de gestão e, após o processo, precisar gastar ainda mais para aprender a utilizá-lo e corrigir problemas.

3. A empresa que estou escolhendo possui cases de sucesso com outros empreendimentos do meu segmento?

Essa é a pergunta mais importante a ser feita na hora de escolher o ERP para sua empresa. Questionar se a empresa possui cases de sucesso com empreendimentos que se parecem com o seu é a melhor maneira de saber se ela é a escolha certa para o seu negócio. Afinal, é muito fácil para um consultor dizer que sua solução é a melhor. Mas é preciso provar isso.

Por isso, busque por empresas que possuem uma grande cartela de clientes que obtiveram sucesso com sua solução, estude os cases, observe o que foi melhorado com o uso do ERP e, se possível, converse com outros empreendedores que optaram pelo sistema.

Fazendo essas perguntas, você já vai ter uma boa noção do que pesquisar antes de escolher um ERP. Mas, lembre-se, escolher uma solução de gestão é uma decisão muito séria e um investimento que deve compensar. Por isso, para decidir pelo sistema que se adeque da melhor maneira possível à sua gestão, é preciso se aprofundar no assunto, pesquisar bastante e se informar o suficiente para não cometer erros. Nesse e-book, listamos tudo o que pequenos empreendedores devem saber para não errar na escolha do ERP – leitura obrigatória para quem está no processo de escolha!
Baixar e-book agora: “Tudo que você precisa saber antes de escolher um ERP para pequenas empresas”

Gire seu smartphone para visualizar o site